Oferta Educativa Divulgação da oferta educativa das escolas do Agrupamento

As orientações relativas às ofertas formativas visam proporcionar a todos os estudantes opções diversificadas e adequadas às suas expectativas, tendo em conta a formação integral do indivíduo, orientadas quer para o prosseguimento de estudos superiores, quer para a qualificação profissional e a sua inserção no mercado de trabalho, constam do presente capítulo.


Ensino Básico O Ensino Básico compreende três ciclos: 1º Ciclo: 1º, 2º 3º e 4º Anos. 2º Ciclo: 5º e 6º Anos. 3º Ciclo: 7º, 8º e 9º Anos

O ensino básico visa assegurar uma formação geral comum a todos os alunos, proporcionando a aquisição dos conhecimentos basilares que permitam o prosseguimento de estudos e compreende:

Ensino básico geral

O ensino básico organiza-se em três ciclos:

  • 1.º ciclo, com a duração de quatro anos;
  • 2.º ciclo, com a duração de dois anos;
  • 3.º ciclo, com a duração de três anos.

Ensino artístico especializado (EAE)

É uma oferta da responsabilidade do MEC e desenvolve-se em estabelecimentos de ensino público, particular e cooperativo. No ensino básico estes cursos contemplam o domínio da Música. Visa proporcionar o aprofundamento da educação artística e das capacidades performativas dos alunos, propiciando, consoante a área artística, o domínio da execução instrumental e de técnicas vocais.


Ensino Secundário O Ensino Secundário é constituído pelo: 10º, 11º e 12º anos

O ensino secundário visa proporcionar uma formação e aprendizagens diversificadas e compreende:

Cursos científico-humanísticos

Estes cursos são vocacionados para o prosseguimento de estudos de nível superior, têm a duração de 3 anos (10.º, 11.º e 12.º anos) e apresentam a seguinte oferta formativa:

  • Curso científico-humanístico de Ciências e Tecnologias:

    Este curso visa a aquisição de um conjunto sólido de conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades que permitam aos alunos:

    • Compreender os fenómenos da natureza, bem como a própria natureza da ciência;
    • Mobilizar conhecimentos e capacidades no domínio da aplicabilidade da Ciência na Tecnologia e da inter-relação entre essas duas áreas;
    • Integrar criticamente conhecimentos e capacidades, para intervirem de forma esclarecida nas questões de cariz técnico-científico que se colocam na sociedade atual ao nível das causas e implicações.
  • Curso científico-humanístico de Ciências Socioeconómicas:

    Este curso visa a aquisição de um conjunto sólido de conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades que permitam aos alunos:

    • Conhecer conceitos básicos de ciência económica, normas básicas da contabilização da atividade económica das sociedades e aspetos relevantes da sua organização económica;
    • Conhecer aspetos fundamentais da economia portuguesa e da União Europeia e compreender as suas dinâmicas: económica, histórica, geográfica e social;
    • Conhecer e compreender o mundo contemporâneo e os seus principais fenómenos e problemas socioeconómicos.
  • Curso científico-humanístico de Línguas e Humanidades:

    Este curso visa a aquisição de um conjunto sólido de conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades que permitam aos alunos:

    • Aprofundar a perceção de fenómenos históricos e geográficos, considerando as transformações económicas, sociais, políticas, culturais e ambientais;
    • Interpretar o diálogo passado/presente para intervir de forma fundamentada na realidade social atual e no espaço em que ela se inscreve;
    • Reconhecer valores socioculturais, históricos e estéticos, tendo em conta a evolução das sociedades no tempo e no espaço;
    • Consolidar hábitos de escrita e de leitura relativamente a diferentes tipos de texto, designadamente o literário;
    • Relacionar aspetos relevantes da língua e da cultura portuguesas com outras línguas e culturas.
  • Curso científico-humanístico de Artes Visuais:

    Este curso visa a aquisição de um conjunto sólido de conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades que permitam aos alunos:

    • Aprofundar a linguagem da comunicação visual através do contacto com a cultura artística dos vários contextos e períodos históricos;
    • Alargar a capacidade de expressão e comunicação experimentando plasticamente conceitos com recursos a técnicas, a matérias e a suportes diversificados (físicos e digitais);
    • Compreender as artes em contexto, através dos elementos estruturantes que caracterizam a singularidade do objeto na cultura e na época em que se enquadra;
    • Desenvolver a criatividade mobilizando os saberes e as capacidades de interpretação, reflexão e criação em novas situações de acordo com circunstâncias estéticas plurais.
Info

Os documentos disponibilizados encontram-se no formato PDF por defeito.

Caso o documento esteja num outro formato, este será identificado pela sua extensão.

Exemplo:
DOC para documentos do Microsoft Word